Castelo de Praga
O Castelo de Praga, construído no século IX, é um dos maiores castelos do mundo e o monumento mais importante da República Tcheca.
Longe da ideia de castelo medieval com aspecto fortificado, o Castelo de Praga é composto por um conjunto de belos palácios e edifícios conectados por pequenas vielas.
Podemos dizer que a história de Praga começa com a construção do castelo, sua localização estratégica rapidamente fez dele o centro do território, além de ter sido a residência dos Reis de Boêmia desde a sua fundação pelo príncipe Borivoj.
Em 1918, o Castelo de Praga se tornou a residência do presidente da República Tcheca e, desde então, o presidente tem ali o seu escritório.
O que ver no Castelo
O castelo conta com diversas construções com um importante valor histórico e artístico. Esses são alguns dos mais destacados:
- Catedral de São Vito: Com uma importante história e um notável valor artístico, a Catedral de São Vito é o símbolo de Praga e de toda a República Tcheca.
- Rua do Ouro: A pequena Rua do Ouro é um dos lugares mais acolhedores do interior do recinto do castelo. Ocupada por casinhas coloridas que em outros tempos abrigaram ourives, na atualidade a zona conta com interessantes lojas de artesãos.
- Antigo Palácio Real: Criado no século IX como um primitivo palácio de madeira, o antigo palácio sofreu importantes mudanças até se tornar o impressionante edifício que se conserva na atualidade.
- Basílica e Convento de São Jorge: Fundada em 920, a antiga basílica foi ampliada em 973 com a construção do convento, que atualmente abriga a coleção de arte boêmia do século XIX da Galeria Nacional de Praga.
- Torre Daliborka: Famosa prisão da cidade que no início abrigava os membros da nobreza, mas que mais tarde se tornou uma prisão comum.
- Torre Negra: Ficou conhecida com esse nome depois que um incêndio a deixou escura. Essa torre funcionou como prisão para os endividados, presos que contavam com diversos privilégios.
- Torre Branca: Torre usada como prisão para os membros da nobreza.
- Torre da Pólvora: Construída no século XV como parte da fortificação do castelo, a Torre da Pólvora terminou se tornando o laboratório dos alquimistas do rei Rodolfo II.
Você encontrará mais informações no site oficial do Castelo de Praga.
Surpreendente e imprescindível
O Castelo de Praga está unido à história da cidade, por isso é imprescindível conhecê-lo para entender Praga e se apaixonar por ela. O castelo tem uma grande extensão, por isso é necessário reservar várias horas para a visita.
Horário
De novembro a março, todos os dias, das 6:00 às 22:00 horas. Monumentos das 9:00 às 16:00 horas.
De abril a outubro, todos os dias, das 5:00 às 0:00 horas. Monumentos das 9:00 às 17:00 horas.
Preço
Inclui a Catedral de São Vito, Palácio Real, Basílica e Rua do Ouro.
Adultos: 250CKZ.
Jovens de 6 a 16 anos: 125CKZ.
Menores de 6 anos e pessoas com mobilidade reduzida: entrada gratuita.
Prague Card: entrada gratuita.
Visita guiada pelo Castelo de Praga €65 (US$68,80)
Transporte
Bonde: Prazsky Hrad, linha 22.
Lugares próximos
Hradčany (100 m) Catedral de São Vito (143 m) Igreja de São Nicolau (386 m) Rua do Ouro (435 m) Malá Strana (485 m)