
O que fazer em Praga
Praga é uma cidade cheia de história que conta com atrações como o seu castelo e a praça da Cidade Velha, espaços que contam histórias a cada passo como o cemitério judeu ou a ponte Carlos. Descubra todos os lugares que visitar em Praga!
Você sabia que Praga é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo? A capital da República Tcheca encanta com seu calçadão à beira do rio, seu Relógio Astronômico, seu bairro judeu e seu imponente castelo, declarado Patrimônio da Humanidade. Uma terra com centenas de anos de história e um encanto verdadeiramente especial em qualquer época do ano e, com uma magia especial, no Natal.
Para descobrir todos os seus encantos, especialmente em uma primeira visita à cidade, não há nada melhor do que participar de um free tour por Praga ou de um tour particular. O Prague CoolPass e o Prague Visitor Pass são duas ótimas opções para acessar os monumentos mais emblemáticos da cidade e economizar um pouco de dinheiro.
Do Relógio Astronômico ao Castelo: os monumentos mais importantes de Praga
A praça da Cidade Velha de Praga é o lar de dois dos principais ícones monumentais desse destino fascinante. Um deles é o Relógio Astronômico, um dos relógios mais antigos do mundo que ainda está em funcionamento. Ver suas figuras animadas se moverem a cada hora é um verdadeiro espetáculo. Você está pronto para reservar um ingresso para o Relógio Astronômico de Praga e descobrir o mecanismo interno?
A igreja de Týn, por sua vez, surpreende com suas duas torres de 80 metros de altura. Ela é considerada um dos edifícios góticos mais bem preservados da capital. E, o melhor de tudo, o acesso é totalmente gratuito.
O Castelo, que data do século IX, e a Ponte Carlos também fazem parte dos Top 10 principais lugares para visitar em Praga. Ambos podem ser visitados a pé, embora também seja recomendável fazer um passeio de barco pelo rio Moldava para admirar esses ícones de uma perspectiva privilegiada.
Se quiser visitar uma das fortalezas mais importantes da República Tcheca, o free tour do Castelo de Praga ou o ingresso do Castelo de Praga com audioguia são opções perfeitas para você. Tudo depende de você querer visitar o complexo por conta própria ou acompanhado por um guia.
Legado hebreu, bibliotecas históricas e mais arte por todos os lados
Embora seus monumentos mais importantes sejam conhecidos em todo o mundo, há outros lugares que também têm grande valor histórico e valem a pena ser explorados.
O cemitério judeu de Praga, por exemplo, surpreende por seus inúmeros túmulos empilhados em um terreno relativamente pequeno. Mais de 10.000 corpos repousam nesse cemitério, que se tornou um dos pontos mais importantes do tour pelo bairro judeu de Praga.
Se quiser visitar uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, você também deve comprar um ingresso para o Clementinum ou o mosteiro Strahov. Ambos os complexos têm salas impressionantes com livros antigos e incríveis pinturas nas paredes.
E para absorver a cultura local, um ingresso para o teatro negro é ideal. Esse espetáculo, onde a luz e a sombra desempenham um papel fundamental, tornou-se uma atração turística popular. Se você for mais tradicional, um concerto de música clássica na igreja de São Nicolau pode ser o plano perfeito.
Os melhores museus da cidade
O Museu Nacional de Praga abriga uma das exposições mais abrangentes do país. Artefatos pré-históricos, minerais, uma área dedicada à zoologia, medalhas... Há de tudo! A coleção é tão extensa que é ideal tanto para os amantes de história quanto para quem viaja a Praga com crianças.
Além disso, o prédio que abriga o Museu Nacional é surpreendentemente agradável do ponto de vista estético. Na verdade, seu arquiteto foi Josef Schulz, o mesmo arquiteto que liderou o trabalho na Ópera Estatal. O edifício, erguido bem em uma das extremidades da Praça Venceslau, tornou-se um dos monumentos essenciais para visitar em Praga. Outras experiências interessantes relacionadas a museus incluem:
- Ingresso do Museu da História de Praga com audioguia: perfeito para aprender sobre o passado dessa terra.
- Ingresso do Museu das Ilusões de Praga: um lugar diferente e original para tirar fotos.
- Ingresso do Museu Slivovitz: uma galeria especializada em uma das bebidas alcoólicas mais populares do país.
- Ingresso do Kingdom of Railways: especialmente adequado para entusiastas de trens e famílias com crianças.
- Passeio de barco + Museu da Ponte Carlos: uma atividade combinada que lhe permite descobrir Praga a partir do rio, bem como um de seus monumentos mais famosos.
Quantos dias é ideal ficar em Praga?
Uma pergunta comum entre os viajantes é quantos dias são necessários para conhecer Praga. Embora tudo dependa de seu orçamento e do tempo de férias disponível, o ideal é visitar Praga em pelo menos 2 dias. Dessa forma, haverá tempo suficiente para explorar a Cidade Velha, desfrutar de um cruzeiro e, é claro, tirar centenas de fotos no Castelo de Praga, descobrindo a Catedral de São Vito e a emblemática Rua do Ouro, ou Golden Lane. Um fato curioso. O famoso escritor Franz Kafka viveu nessa viela.
Naturalmente, preparamos uma seção específica com uma sugestão de itinerário do que fazer em Praga em 2 dias. O melhor roteiro para explorar a capital da República Tcheca!
Explorando as áreas verdes
Além da área monumental, Praga é encantadora por seus parques e jardins, com o Monte Petřín se destacando acima de todos eles. É possível subir essa colina a pé, de funicular ou até mesmo participando de um tour de bicicleta por Praga. Desse ponto, você pode desfrutar de uma das melhores vistas da capital da República Tcheca.
Além disso, aqui você encontrará uma construção curiosa que lembra muito a Torre Eiffel em Paris. O monumento, erguido em 1891, é o ponto de vista mais alto de Praga.
A Ilha Kampa, que é um verdadeiro refúgio de paz nesse destino, e o Jardim Vrtba são imperdíveis em uma viagem a Praga. Ambos estão localizados no centro da cidade, a menos de 20 minutos de transporte público do Relógio Astronômico.