Praça da Cidade Velha
A Cidade Velha e concretamente sua praça são o centro da vida pública em Praga desde a Idade Média.
Durante o século XI, as edificações foram se estendendo desde o Castelo até a margem direita do rio Moldava. No final daquele século é mencionada pela primeira vez a existência de um mercado na atual praça da Cidade Velha.
Ao longo dos dois séculos seguintes, Praga continuou crescendo e no século XIII adquiriu o título de cidade. A prefeitura começou a funcionar em meados do século XIV.
O que ver na praça?
A Praça da Cidade Velha é um dos lugares mais agradáveis de Praga. Acolhedora e antiga, a praça está rodeada por interessantes ruazinhas que são perfeitas para se perder. A praça está cheia de edifícios interessantes, entre os quais se destacam a Igreja de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolau e a Prefeitura da Cidade Velha.
Se você quiser, poderá conhecer a Cidade Velha e o bairro judeu neste free tour.
Igreja de Nossa Senhora de Týn
Construída no século XIV sobre uma antiga igreja românica, a Igreja de Nossa Senhora de Týn (Kostel Matky Boží před Týnem) é uma impressionante igreja de estilo gótico tardio que conta com duas das pontudas torres que dominam os céus de Praga.
Fundida entre casas e estreitas ruas do centro da cidade, a Igreja de Týn é o maior símbolo do estilo gótico de Praga e um edifício com uma importante história. A igreja conta com 52 metros de comprimento e 28 de largura, embora sua parte mais importante sejam as impressionantes torres que superam os 80 metros de altura.
Prefeitura da Cidade Velha
A Prefeitura da Cidade Velha é um dos edifícios da Praça da Cidade Velha que mais olhares atrai, já que é nele que está instalado o impressionante Relógio Astronômico de Praga.
O edifício, onde funcionou a prefeitura até o final do século XVIII, se destaca por sua torre gótica de 60 metros de altura da qual podemos contemplar o centro da cidade do alto.
Lugares próximos
Relógio Astronômico de Praga (30 m) Staré Město (43 m) Josefov (294 m) Clementinum (331 m) Cemitério Judeu (347 m)