Ponte Carlos
A Ponte Carlos (Charles Bridge) é o monumento mais famoso de Praga e conecta a Cidade Velha (Staré Město) à Cidade Pequena (Malá Strana).
Com mais de 500 metros de comprimento e 10 de largura, a Ponte Carlos teve, no passado, quatro faixas destinadas à passagem de carruagens, mas atualmente é de uso exclusivo de pedestres.
A Ponte Carlos recebe o nome do seu criador, Carlos IV, que colocou a primeira pedra em 1357 para substituir a Ponte Judite, que foi completamente destruída em uma inundação.
As estátuas da Ponte Carlos
Ao longo da Ponte Carlos você encontrará 30 estátuas instaladas dos dois lados, sendo que muitas delas são cópias, já que as originais estão no Museu Nacional de Praga e em Vyšehrad e foram construídas no início do século XVII.
A primeira estátua foi colocada na ponte em 1683 e era a de São João Nepomuceno, que havia sido jogado no rio em 1393 por ordem de Venceslau IV e que no século XVIII foi santificado.
Peça um desejo
No lugar onde São João Nepomuceno foi jogado na água está sua estátua. Dizem que quem faz um pedido colocando a mão esquerda na base da estátua em representação do seu martírio terá o desejo realizado.
Cruzando a ponte, além das estátuas, você também verá barraquinhas e artistas de rua.
Transporte
Metrô: Staroměstská, linha A.
Bonde: Karlovy lázně , linhas 17 e 18; Malostranské náměstí , linhas 12, 20, 22.
Lugares próximos
Parque Kampa (281 m) Clementinum (369 m) Malá Strana (511 m) Cemitério Judeu (524 m) Josefov (588 m)